Menopausa
- Chagas Gisele
- 2 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
A menopausa "não é uma doença", mas uma época de alteração física definida como o fim das menstruações. Está é uma frase de transição na vida da mulher, portanto, podem ser necessário alguns ajustes no estilo de vida e gerenciamento emocional.
Algumas mulheres ficam muito satisfeitas por estarem finalmente livres da menstruação, das cólicas, síndromes pré-menstruais, da possibilidade da gravidez, da preocupação com a contracepção, outras, ficam tristes pelo fim da sua fertilidade ou por perceberem que sua juventude está passando.
Apesar da lista de sintomas da menopausa ser longa, é comum que 1 ou 2 se manifestem, além disso, a maioria das mulheres não experiências quaisquer sintomas desagradáveis.

Os sintomas podem incluir:
Fogachos - onda de calor;
Secura vaginal;
Suores noturnos e insônia;
Ansiedade, irritabilidade, cansaço, depressão;
Falha de memória e baixa concentração;
Diminuição da libido e dor durante a relação sexual;
Dores articulares;
Ressecamento da pele e do cabelo;
Crescimento alterado dos pêlos do corpo;
Problemas urinários e prolapso de útero;
Início da osteoporose: um distúrbio ósseo degenerativo.
A idade média em que as mulheres atingem a menopausa é de 49-51 anos, contudo, o período que antecede a menopausa, perimepousa e climatério, dura, em media de 10-15 anos, período este que os ovários vão deixando gradualmente de produzir o estrogênio.

É este rebaixamento do estrogênio que provoca a maioria dos sintomas físicos e alguns dos sintomas emocionais que a mulher experimenta durante este tempo.
Algunas plantas medicinais como a Sálvia Sclarea e a Erva-doce podem ajudar regular os níveis de estrogênio, já a Erva-de-São-João auxilia nos alívio dos sintomas de depressão decorrentes deste período, enquanto a Erva-de-São-Cristóvão age amenizando as famosas ondas de calor.
Além disso, os remédios Florais de Bach podem ajudar aliviar alguns sintomas, como por exemplo, Mustard, para diminuir a depressão que parece surgir sem razão aparente; Impatiens para os quadro de irritabilidade; Mimulus para o medo de envelhecer; Olive ou Em, para fadiga; Star off Bethlehem, para tristeza experimentada pela perda da juventude.
A Arteterapia pode ser uma grande aliada neste momento, principalmente para aquelas mulheres com dificuldades de se ajustar emocionalmente à menopausa, pois ajuda a enfrentar com criatividade está nova fase da vida.

Outras técnicas como a Acupuntura, Hipnose, Aromaterapia e Fotobiomodulação podem favorecer a saúde e o bem-estar da mulher neste novo ciclo da vida.






Comentários