Stress o que é?
- Chagas Gisele
- 7 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jan. de 2023
O stress não é um problema grave em si; de fato, é até saudável enfrentarmos algum stress na nossa vida, pois ele no estimula a sermos mais aguerridos e vencer os desafios. Contudo, quando o nível de stress ultrapassa a nossa capacidade de enfrentá-lo ou vai além dos limites saudáveis, podemos adoecer.
A grande questão é que nem sempre percebemos que estamos sobrecarregados, pois o nosso organismo reage compensando o que nos dá a idéia de alta performance e eficácia, mas, isso tem um custo alto para a saúde do nosso corpo e da nossa mente.
Sob stress, o corpo produz um aumento de adrenalina, noradrenalina e corticosteróides e a curto prazo estes hormônios geram tensão muscular, náuseas, enjôos, aumento da frequência respiratória e cardíaca.

Entre as queixas do stress prolongado estão:
Ansiedade
Irritabilidade
Dores de cabeça e enxaqueca
Hipertensão
Insônia
Fadiga
Impotência e ejaculação precoce
Alterações do ciclo menstrual
Bexiga irritável
Dores musculares
Ataques de pânico
Síndrome do cólon irritável
Problemas de pele como eczemas, dermatites e psoríase
Alterações digestivas incluindo o refluxo e a gastrite
Aftas e úlceras pépticas entres outras condições de saúde que podem ser facilmente agravadas pelo stress.
Cada ser humano reage de forma diferenciada ao stress, alguns são capazes de tolerar facilmente uma vida altamente estressante ou se adpatam bem aos eventos de stress, enquanto outros são mais suscetíveis a uma gama de enfermidades relacionadas.
Causas
O stres é provocado por um n de fatores, tanto internos (traumas ou situações não elaboradas, dificuldade no gerenciamento emocional) ou externos ( local barulhento, falta de acesso a saúde, lazer, privação de sono e comida). Ainda pode estar ligado a mudança brusca no estilo de vida , como por exemplo: perda de emprego, termino de relacionamento, mudança de casa ou cidade e perda de um ente querido.
Manejo do Stress
Medidas simples como respiração consciente, caminhar de pés descalço na terra, prática de exercício regular, hidratação e nutrição adequadas, sono e repouso podem contribuir para a redução do stress.

Algumas técnicas como Relaxamento Autógeno, Arteterapia, Massagem, Aromaterapia, Acupuntura, Fotobiomulação e Auriculoterapia são excelentes para o manejo do stress, principalmente quando aliadas ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.






Comentários